sexta-feira, 20 de novembro de 2009

“...a saúde é direito de todos e dever do Estado.”


O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 garantindo o atendimento público e gratuito de saúde para todos os brasileiros. Baseia-se nos princípios da: Universalidade, Integralidade, Equidade, e  Participação da comunidade / Controle Social.

Isso significa que o cidadão tem direito a ações preventivas e curativas, acesso a medicamentos e internações e a outras ações de saúde que forem necessárias, sem pagamento de qualquer valor. O pagamento é feito através das contribuições sociais, arrecadadas pelo Governo Federal, e dos impostos. Quando uma pessoa compra uma caixa de fósforos, feijão, arroz ou outro produto, uma parte do dinheiro é recolhida para que os governos possam devolver à população em serviços, entre eles, os de saúde.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma forma de colocar em prática os princípios do SUS. Ela é formada por equipes de profissionais de saúde, sendo que cada equipe é responsável por uma área do bairro. Isso permite o atendimento mais próximo das famílias e busca construir uma parceria de confiança e responsabilidade entre a população e os profissionais de saúde.



PARA SABER MAIS SOBRE A ESF: http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário: